Esta semana, mais precisamente esta sexta 21/10, foi profetizado (mais um) apocalipse, fim do mundo, ragnarok, dia do juízo final, etc... Eu como boa pessoa que sou, soltei no twitter que desejava que toda esta porcaria acabasse mesmo. Com isso vem os comentários:
- mas o que houve?
- você está desiludido com a vida?
- está deprimido?
- está tendo pensamentos suicidas?
Entre muitas outras perguntas do mesmo tipo. E você leitor com certeza também vai concordar com eles e se perguntar porque este filho da mãe gostaria do fim. A motivação desse post é exatamente expor essas razões. E vai servir para explicar tudo isso mais facilmente de novo nas próximas previsões fakes de fim do mundo.
Antes eu preciso contextualizar vocês de que eu já li o suficiente de religiões orientais. Entendo e acredito num ciclo de reincarnações, que pode acontecer em um ou mais planos de existência. Assim como você leitor, eu também não sei se existem outros planos ou quais são, mas então esse ciclo se resumiria a este nosso plano de existência. Sim, eu acredito que a pessoa volta diversas e diversas vezes à vida para aprender lições como: humildade, desapego material, amor, paz, etc... Também acredito que as vezes você pode levar algumas vidas de aprendizado para apenas uma das lições.
Uma das melhores analogias que já vi a respeito, é a que compara esta vida a uma prisão. Aqui você está pagando uma pena (a lição que tem que aprender) e que uma tentativa de fuga da prisão, só faz aumentar o tamanho de sua pena. Ou seja, suicídio nunca vai ser uma solução. Você apenas será jogado aqui de novo pra passar mais tempo. Enfim, esta vida que vivemos não acredito que seja tudo. Penso que todo ser tem seu espírito imortal que talvez se junte a energia de toda natureza, ou a deus, ou a um grande espirito puro onde todos perdem sua individualidade e passam a ser uno, mas enfim, não creio que isto aqui seja tudo. Sim que a existência num plano espiritual superior, por pior que seja, ainda será melhor que a vida que levamos aqui.
O mundo que vivemos, é um mundo de sofrimento. Onde temos uma carcaça mortal para sofrer, sentimentos para sofrer, e uma percepção limitada que nos faz sofrer. Acredito que a idéia da reincarnação é tornar nosso espírito mais evoluído e que quando isso acontece, uma hora você pode sair do ciclo ou continuar nele para ajudar os outros a também evoluírem. Um exemplo fácil de saber o quanto um ser é evoluído é ver o quão pacífico ele é. Se alguém arranja briga de sair no tapa pelo que as pessoas dizem ou fazem, esse com certeza é um espírito pouco evoluído e ainda vai ter de aprender sua lição antes de almejar uma vida sem sofrimento.
Mas, naturalmente, você caro leitor não é obrigado a acreditar em filosofia barata, xintoísmo, budismo, espiritismo, filosofia yogue ou outras 500 possíveis religiões ou idéias que tentem fazer você acreditar nelas, nem minha intenção aqui é tentar converter ninguém. Mas veja bem, mesmo que você acredite que isto aqui, esta vida, é tudo, e acabando isto "você" acaba de vez, ou fica numa tela preta sei lá. Ainda assim, na minha opinião é melhor do que a vida que temos.
Eu tenho total desapego a essa existência porque não gosto de viver nela, não acredito que seja tudo, acredito que seja uma lição, quero evoluir para não mais sofrer. Apesar do desapego dos que não querem viver, eu ainda sim quero viver o suficiente apenas para cumprir o propósito ao qual eu vim. Como eu disse antes, fugir não é solução, sua pena acaba quando for a hora.
O mundo onde vivemos é cheio de calamidades: corrupção, violência, terremotos, guerras, furacões, congresso nacional, entre outros. Esse não é o mundo onde quero viver. É um mundo passional onde as pessoas sofrem demais também com os sentimentos além de suas causas. Todos sofrem com a tristeza ou a raiva em algum momento. Acredito na evolução como sendo você sentindo apenas amor fraternal pelos seus iguais, não existindo mais mágoa, decepção, tristeza porque como seres evoluídos não seremos mais capazes disto. A língua humana, e também suas atitudes são impreterivelmente feitas para sofrimento dos outros. Tudo que se diz ou se faz acaba magoando alguém, mas é a natureza deste mundo. Se uns poucos detém toda a riqueza, e você vem a este mundo como pobretão, isso talvez vá lhe ensinar uma lição de humildade. Se você leva um fora, isso vai lhe ensinar que você não pode ter tudo que quer. Se você vem fraco, isso talvez lhe ensine a ser pacífico e daí por diante. Se este não fosse um mundo de sofrimento, você não aprenderia sua lição.
Também creio que nosso espírito guarda toda e qualquer lição aprendida anteriormente até evoluir por completo. No caso de você já ser uma pessoa pacífica, acredito que não voltará briguento, você voltará para aprender o que ainda tem por aprender, mas mantendo sua característica de paz.
Essas são as razões porque eu acho que o fim deveria acontecer. O término dessa existência poderia marcar o começo de algo muito melhor ou pelo menos diferente. Inclusive toda religião, ideologia ou mitologia prega mais ou menos isso de mundo melhor:
- Filosofia Yogue: diz que você vai parar de reincarnar;
- Mitologia Nórdica: diz que vai começar a era de Balder (era da perfeição);
- Mitologia Egípcia: diz que você vai pra o tal lugar melhor com todos os pertences que estão na sua pirâmide;
- Cristianismo: diz que tem o céu ou o inferno depois da morte, com ênfase no céu;
- Mulçumanos: dizem que tem o céu com 72 virgens (não 10 ou 12, mas 72) esperando você para te satisfazer;
- Ateus: dizem que tem a tela preta;
- Astrologia: diz que tem a Era de Peixes (Jesus Cristo e o cristianismo), Era de Aquario (era do conhecimento), Era de Capricórnio, e daí até o infinito pregando que as próximas vão ser melhores do que esta;
- Tolkien: diz que você parte dos portos cinzentos para Valinor.
Enfim supondo que qualquer uma seja verdade, acho que só teremos benefício. Então estou pouco me lixando se o mundo acaba com um meteoro, explosão nuclear, invasão alienígena, apocalipse zumbi, o que me interessa é o fim.
Bem, agora você já pode deixar seu comentário dizendo que esta é a maior baboseira já escrita, ou dizer que se identificou com esta merda toda e que sou um gênio. Qualquer comentário me elogiando ficarei extremamente agradecido. Não sei se o post ficou em tom de desabafo, espero que não muito, peço desculpas por isso e por fugir um pouco à temática que eu vinha mantendo.