RSS2.0

sábado, 11 de junho de 2011

Poderes do Megaman



Bom dia para você que está ouvindo Restart, Deus há de lhe perdoar, porque eu não. Enfim, hoje é dia de nostalgia, porque recordar é viver como dizia o poeta. Hoje eu venho aqui com um tema que não é nada recorrente nos dias atuais, estou falando de Rockman que é mais conhecido pelo seu nome não-original dado pelos americanos, Megaman.


O anime de Megaman que é conhecido por Megaman Ferro e Fogo, graças à infame música de abertura que repetia isso umas 30 vezes foi uma das obras que melhor captou a essência e o conceito de Megaman.


Infelizmente, Megaman tem que ser conhecido como Megaman Ferro e Fogo ou Megaman Clássico porque depois de um tempo surgiram lixos como Megaman NT Warrior, Megaman Shippuden, Megaman Z, Megaman Saga de Hades, Megaman Supremacia Alienígena, etc... Sendo que nenhum é bom como o original e alguns chegam a ser ruins mesmo. O conceito ficou totalmente diferente, pelo menos no NT Warrior e na verdade não é orgulho pra ninguém dizer que conhece Megaman através desses desenhos novos.


Enfim, o antigo tratava da história certa que é mais ou menos a seguinte, para você que definitivamente não teve infância e não assistiu, Megaman é uma história de Pinóquio moderna. O Dr. Light constrói um robô para se parecer com um menino, adiante na série veríamos que os outros robôs parecem fornos, escavadeiras, ou tem cabeças de cobra, etc... Mas Megaman (que não é Astroboy) é mais ou menos um menino, ele até tem seu cachorro Rush:





Que metade do tempo se comporta como cachorro burro, mas em alguns jogos da franquia, ele é capaz de fazer um Upgrade no seu dono robô fundindo-se com ele. Megaman também tem aquela que seria conhecida como sua irmã Roll:





A idéia dos autores era fazer de Roll a irmã do Mega e logo uma irmãzinha prendada, mas Roll é vista por muitos como escrava, dos braços dela saem aspirador de pó, serra de pão, espanador, entre outros utensílios domésticos. Roll não é de muita ajuda nas batalhas, embora sempre tente aspirar um ou outro inimigo. Destaque é que uma piada muito recorrente na série, é a Roll ser destruída ou perder alguma parte do corpo. Eis aí a vantagem de ser um robô, partes removíveis a serem remontadas ou recolocadas a qualquer momento.


E então temos o próprio Megaman, que tenta se comportar como menino humano, mas a encrenca parece ser atraída por ele, explicarei adiante o porque, enfim, os poderes de Mega são recolher a mão e disparar com um canhão de plasma pelo buraco que ficou no lugar da mão e o outro poder e mais interessante é que ele pode roubar poderes de outros robôs apenas tocando neles. Sim, isso mesmo, Megaman é Vampira no formato robô adolescente.





Entre outros aliados do Megaman temos Beat, que é o pássaro; Eddie que é o robozinho pequeno de cabeça redonda; E outros com menos destaque, tais como Auto que era uma espécie de mecânico de robôs:




Robô gordo e comedor de parafusos.


O hobby do Dr. Light era realmente criar robôs como podemos ver. Mas, existe também o Dr. Willy que é outro gênio e construtor de robôs, Willy como todo bom vilão ganancioso percebe que ele pode usar o poder dos robôs para conquistar, riquezas, países, a europa e 18 territórios à sua escolha. Então ele usa os robôs sob seu comando para o mal, inclusive o Protoman que é uma espécie de gêmeo do mal do Megaman. Sim, pois como toda boa novela mexicana tem um gêmeo do mal, também é assim nos animes.




Doutor Willy e um Metool, cujo capacete é indestrutível.



Megaman e Protoman, separados na maternidade? Impossível!


Agora você veja que tudo isso foi apresentado nos anos 90, uma época onde não existia Lady Gaga, Katy Perry, Osama Bin Laden, Transformers de Michael Bay, nenhuma dessas modernidades. Então, um menino robô, sua irmã robô, um cachorro robô era o que havia de sensacional na época, óbvio que alienígenas, terras fantásticas em estilo medieval e outros cenários bizarros também eram o top, mas Megaman tinha seu espaço.


Agora quero que você perceba o infinito potencial de Megaman, assim como Pokemón, Yugi-Oh e outros. Pois enquanto o Dr. Willy construísse infinitos robôs com poderes diferentes o Megaman só precisava roubar e teria infinitos poderes também. Vou ressaltar ainda que o Mega não roubava poder por acidente, ele tinha que tocar e usar sua habilidade de roubar, só encostar não dava automaticamente o poder. Então, assim como o diferencial de Dragon Ball Z era alienígenas, clones, etc... O de Cavaleiros do Zodíaco eram armaduras e classes de cavaleiros, o pulo do gato no anime de Megaman eram os poderes roubados dos robôs do velho Willy. Ah note que se ele roubasse algum poder da Roll ele provavelmente seria um dono de casa e trocaria seu canhão de plasma por um aspirador; e se ele roubasse o poder do Protoman, ele no máximo ia mudar de cor, já que os dois são a mesma coisa. Mas essas são dúvidas que nunca vamos esclarecer porque essas coisas não aconteciam.


Bem, é aí que começamos o post de hoje depois dessa breve explicação, pois eu fiz uma lista de alguns poderes roubados pelo Megaman durante a série. Obviamente para listar todos os robôs e poderes que surgiram durante o anime e os jogos, acho que seria preciso alguns anos de trabalho duro, vou fazer este post que é mais genérico e futuramente tratar de alguns jogos do Megaman que acho mais interessantes.


O Dr. Willy tinha uma equipe de robôs fixa que sempre estava atacando o Mega, e é por ela que vamos começar. Depois vemos os robôs que apareciam em apenas um episódio para serem sumariamente destruídos.





GUTSMAN


Eis o Gutsman, ele era da equipe fixa do Willy e era exatamente aquele tipo de capanga que o vilão mais gosta: força bruta e obediência cega. Quando Megaman roubava seus poderes o que acontecia era ele ficar com um dos braços maiores (inchados como se tivesse elefantíase) e com bastante força. O Gutsman também não era um exemplo de inteligência, é do tipo que bate numa coluna de pedra pra destruir o inimigo para assistir o teto cair em cima dele segundos depois.





CUTMAN


O nome é parecido mas não vá se confundir, são robôs diferentes. Ainda me lembro que o Cutman era dublado por ninguém menos do que Elcio Sodré, mais conhecido como Shiryu de Dragão. Pois bem, Cutman é o que o nome já diz. Normalmente fazia parceria com o Gutsman em planos que não davam certo nunca. Seus poderes são lançar lâminas semelhantes à tesouras. Uma que ele lança da cabeça e também pode recolher a mão e ficar com um canhão lançador dessas coisas. Esse poder de criar tesouras é que o Megaman roubava dele, não é uma coisa que se diga: "oh que poder bom", mas poderia ser pior, vai por mim.





SNAKEMAN


Um fato que eu havia esquecido de mencionar, assim como todos os digimons terminam em "mon" o nome de quase todos os robôs termina em "man". Enfim, um robô que não era exatamente da equipe fixa, mas que apareceu em mais de um episódio foi o Snakeman. O poder dele é criar cobras mecânicas, isso mesmo ele disparava cobras mecânicas através do canhão no braço, tudo bem que as cobras eram vorazes e normalmente destruíam até estruturas de metal funcionando mais ou menos como piranhas, mas ainda assim o poder dele é estranho. Pelo menos o visual do cara ainda é melhor do que o do Cutman, que parece o Kuririn: careca, cabeçudo e sem nariz.


Nos jogos, sempre que o Megaman adquire um poder novo, ele muda as cores dele. O Megaman como você pode perceber ele é azul escuro e azul claro, então onde tem essas cores ele ganha cores novas dependendo do poder roubado. No desenho acho que ele não mudava de cor, mudava alguma característica. Não lembro se quando roubava o poder do Snakeman ele ficava parecido com o cara embora essa imagem tenha sido lançada na internet.







ICEMAN


O nome Iceman já diz tudo, o robô era capaz de criar nevascas e congelar à vontade, mexer no clima, na temperatura. O Megaman roubava essa capacidade dele, mas não lembro se ficava com essa pele de Husky Siberiano ao redor do rosto. Vale lembrar que esse robô fazia essas alterações climáticas na mão limpa (observe na imagem ele fazendo o Kame-Hame-Ha ou seria o Hadouken?), ele não tinha canhão que parece ser uma coisa que os autores gostavam muito de incluir nos robôs.





BRIGHTMAN


Contemplem todo o poder de Brightmaaaaaaan! Sim ele tem um bulbo gigante na cabeça capaz de cegar os inimigos, e nas horas vagas na base do Dr Willy ele serve de abajour. Existe um jogo que é Megaman Soccer, e você pode escolher entre robôs, aliados e vilões para colocar no time. Com certeza o Brightman não deve estar entre as opções porque ele vai servir de refletor no jogo. Não é um poder que eu roubaria, ficar com uma enorme cabeça de lâmpada.





AIRMAN


Um robô bem legal, podia criar tufões com a hélice que tem no peito e com o canhão que tem no braço. Era quase uma telecinesia porque ele pode puxar ou empurrar coisas com as rajadas de vento que cria.





CRASHMAN


Crashman é o robô responsável pelos abalos sísmicos, o poder que era roubado dele era justamente de criar essa broca saindo do canhão e colocar isso pra girar na terra para cavar ou para tremer. Poder de causar catástrofe, numa luta é mais ou menos.





HEATMAN


Entre os poderes do Heatman estão o de criar e resistir às chamas. Ele é uma espécie de forno ambulante. Muito bom porque com os circuitos derretidos é impossível lutar contra ele. Não lembro as circunstâncias em que o Mega enfrentou esse robô.





QUICKMAN


Ele é um robô feito de materiais leves, capaz de alcançar grandes velocidades, alguma velocidade de Mach. Também tem o Quick Boomerang que ele disparava pelo braço, útil para ter alguma ofensiva além de ser rápido, para não precisar bater com as mãos limpas. Esse é um robô de combate bastante efetivo.





TOPMAN


Topman tem um conceito muito bom, mas como ele é muito mal-projetado, também é cheio de falhas. O poder dele é girar numa alta velocidade de rotação, pois assim ele pode defletir ataques e ainda causar dano em seus inimigos, entretanto a fraqueza dele é que não pode permanecer girando assim por muito tempo, por duas razões:



  1. Ele fica tonto se girar por muito tempo;

  2. Pode causar danos aos componentes internos.


Como eu disse, a idéia é boa de um robô invulnerável e que causa grandes estragos, mas seu projeto tem um planejamento imbecil: sua principal função é girar, mas suas peças não aguentam tal função. E segundo, porque diabos um robô fica tonto? É uma máquina! Sério Dr. Willy, se tivesse trabalhado um pouquinho melhor não teria transformado algo que seria um sucesso, num fracasso total. Logo se vê porque o Dr. Light não foi derrotado por esse velho.





SHADOWMAN


Shadowman, mestre do ninjutsu, da camuflagem, tem a sua Shadow Blade que é uma shuriken gigante que carrega e que pode cortar praticamente qualquer coisa, algo a ver com o material com que era feita. Com habilidades como essas você pode julgar esse robô muito bom para ser vencido pelo Megaman. Mas se ele roubar alguns outros poderes, talvez o do Quickman ou do próprio Shadowman, ele consiga derrotar o mesmo. E eu afirmo isso baseado no fato de que Megaman sempre tinha que lutar sozinho contra uma gangue inteira, porque os robôs de Willy só vinham lutar em bando e a única ajuda que Mega tinha era a Roll de vez em quando. Considerando que o melhor ataque dela é aspirar o pó dos inimigos, por aí você tira que os vilões eram muito ruins de luta.





YAMATOMAN


Seguinte, se tinha um robô ninja, não ia ficar de fora o robô samurai. Coisa de japonês. Embora sua armadura pareça pesada, ela é feita de materiais leves para permitir mobilidade, mas sem diminuir a resistência. Essa sua arma, o Yamato Spear, por ser uma lança obviamente é mais lenta para se manusear, mas capaz de grandes danos. É um robô de combate de nível médio eu diria. Só nesse mesmo post, tem pelo menos mais dois que de cara são melhores que ele.





MAGNETMAN


Acho que a imagem e o nome já dispensam explicação. O robô tem o poder de controlar o magnetismo através desses imãs atrelados a ele. Como todos os robôs do desenho são de metal, mais leve ou mais pesado, mais resistente ou mais frágil, mas ainda sim metal, eu não entendo porque esse robô não governou absoluto sobre todos os outros. Enfim, alguns nasceram para serem mandados. No cenário dele nos jogos o que não falta é atração magnética. Quando menos se espera Megaman está sendo puxado para o abismo, empurrado para os espetos e etc... Poder sensacional, eu diria que um dos mais valiosos da série





SWORDMAN


Não sei muito sobre o Swordman, mas só por ele carregar uma bastarda, tem o meu respeito. E melhor que isso, li que seu ataque o Flame Sword envolve essa bastarda em fogo para causar mais dano. Sério eu te respeito cara, por mais lento que você possa ser por causa desse tamanhão, a destruição que você causa com essa bastarda em chamas já vale a pena.





CENTAURMAN


Sinceramente, não vou nem me estender nesse daqui, vou deixar apenas uma pergunta. O Megaman vai roubar o poder desse centauro pra que? Pra virar um quadrúpede?



É senhoras e senhores, chegamos ao fim de um longo post, muitos e eu digo muitos robôs mesmo foram deixados de fora, por exemplo tinha o Yamato e o Swordman mas faltou o Knightman para fechar os cavaleiros. Megaman Ferro e Fogo é um dos melhores animes que tive o prazer de assistir, não vou dizer que é uma história profunda e filosófica, complicada ou cult, mas alimenta minha necessidade básica de briga, pancadaria, comédia e ação. Os jogos de Megaman que também não são poucos, eu recomendo à vocês, visto que contam a história do robô através do tempo. Não são jogos avulsos, são jogos com conteúdo e muito bons, então fica a dica. No mais:



CONCLUSÃO: Você não precisa ter poderes, só precisa saber copiá-los e ter de onde copiar. Isso basta!



P.S.: Qualquer semelhança entre Dr. Light e Papai Noel é mera semelhança mesmo;

P.P.S.: Qualquer semelhança entre Dr Willy e o Doutor Emmett Brown significa que Christopher Lloyd seria um bom doutor Willy nos cinemas;

P.P.P.S.: Qualquer semelhança entre Protoman e um Francês significa que ele devia usar menos echarpes.




Estaria Megaman sendo favorecido todo Natal?



Porque Dr. Willy não voltou no Delorean para fazer um plano que funcionasse?


Ainda me arrepio ao ouvir a abertura de Megaman.

3 comentários:

  1. O Topman na verdade é o Robô dos Beyblades!
    =O

    E Magnetman deveria msm ser um rei entre os robôs e todo mundo daquele universo. Tudo era feito de metal!

    E eu nunca tinha pensado nessa infâmia do paralelo entre digimons e 'robozes'

    Boa Macaco!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o maior problema da série não ter feito sucesso foi o canal de distribuição. Passava no SBT numa época em que a Manchete dominava tudo, não?

    De qualquer forma, sempre achei a história da série original meio ok. Apesar de tudo, é meio bobinha. Mais pra frente, principalmente nos jogos, surgem alguns personagens interessantes (O Bass e seu cachorro do mal, por exemplo), mas, ainda assim, continua na mesma linha.

    Por isso que eu sou muito mais o Megaman X! História muito mais foda, robôs mais variados e o Zero!

    ResponderExcluir
  3. É Bass e Treble o nome da dupla, o visual e estilo dos dois são bem legais mesmo, aquela espécie de Anti-Herói, começa indeciso e depois vem para o lado do bem. O meu jogo de Megaman favorito que é o 7 tem eles dois.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails