RSS2.0

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Maiores Bilheterias de Todos os Tempos

Com este título, quero dizer exatamente "Maiores bilheterias de todos os tempos até agora", porque essa estatística vive numa montanha russa. Tudo bem que tem filmes que estão consolidados e vão ficar por bastante tempo nas primeiras posições como maiores arrecadadores, mas há mudanças, de vez em quando surge um novato pelos meios da lista. Enfim, sem mais delongas, vamos ver para onde foram os milhões da indústria do cinema.

Eu pretendia fazer um Top 10, mas vou fazer um Top 25 e no final explicarei a razão disto.



25º - Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (2004) - $789.458.727
Nossa jornada começa com um dos Harry Potter, o terceiro filme da série. Todos sabemos que a franquia Harry Potter com seus filmes, livros, produtos em geral, encheram os bolsos da inglesa J.K. Rowling de dinheiro, que mais ela iria querer da vida? Agora é uma coroa que nem precisa mais trabalhar e pode encostar o burro na sombra. Vale salientar que esse terceiro filme é onde a Emma Watson deixou a cara de menina e está mais parecida com uma garota levada saída de um seriado tipo Malhação, como podemos ver na imagem embora ela esteja parcialmente escondida.



24º - Shrek the Third (2007) - $791,106,665
Shrek Terceiro angariou uma amarga vigésima quarta posição, mas com uma arrecadação digna de qualquer filme que não é de animação. A DreamWorks acertou a mão quando fez os filmes de Shrek e ensinou uma lição de como se fazer filmes de animação. Dá pra fazer um filme leve sem que seja um filme para retardado. Shrek tem o meu respeito e o de milhões no mundo todo por ser o Ogro mais rico do mundo merecidamente.



23º - Star Wars (1977) - $797,900,000
Em vigésimo terceiro temos um clássico, star wars, que mais tarde viria a se chamar de star wars episódio IV: uma nova esperança. E você me pergunta como um filme de 1977 pode ocupar essa posição, eu te digo. Star Wars foi um marco para sua época, seu diretor e roteirista George Lucas acreditou em fazer um filme de Sci-Fi quando poucos tinham peito pra isso, até os atores achavam que estavam entrando numa roubada, muitos nem aceitaram os papéis e deram lugar aos que conhecemos hoje. Mas o mais importante é que Star Wars revolucionou com efeitos especiais nunca vistos antes, sim aqueles ali eram o que havia de melhor para a época, antes o nível era ainda pior. Foi a partir de SW que surgiu a Industrial Light & Magic que hoje é a maior empresa de efeitos especiais de Hollywood. A continuação só viria 3 anos depois, com muito mais credibilidade do que o primeiro, mas ainda sim com bastante dificuldades.



22º - Spider-Man (2002) - $806,700,000
Quem ocupa 22ª posição é o primeiro Spiderman, com uma arrecadação de fazer inveja a qualquer filme de Super-Herói da Marvel (ou alguns da DC). Não é um graaaande filme, é tido como um dos maiores pipocão de todos os tempos, mas cumpre bem o seu papel de contar a história do aracnídeo, faz bem o que se propõe. Tirando é claro a Mary Jane, recentemente fui convencido de que ela não presta para o papel e é verdade. A MJ dos quadrinhos não é nada daquilo que a Kirsten Dunst passa nas telonas. Hoje eu sou da opinião de que haviam pelo menos outras 3 ou 4 atrizes ruivas que fariam bem melhor o papel.



21º - Independence Day (1996) - $811,200,000
Esse aqui já faz um bom tempo que vi, um dos clássicos, Will Smith como protagonista de um filme tipicamente apocalíptico. Opa, acho que essa história se repete, mas não vamos entrar nesse mérito. O que eu quero mesmo dizer é que Independence Day assim como Star Wars também revolucionou com seus efeitos especiais porque muito dinheiro foi gasto para deixar o filme daquele jeito. Pode não ser o melhor roteiro do mundo, mas também não é o pior, um clichê aqui e ali, mas ainda sim dá pra gastar um tempo assistindo. Basicamente os militares que tem de se encarregar de expurgar a escória alienígena e ainda tem a incrível cena da casa branca sendo destruída, não tinha coisa tão inovadora até a época. Nada mais lindo que alienígenas saindo em espaçonaves gigantes disparando raios e destruindo coisas (inclusive a casa branca) e causando o CAOS. Essas coisas são um dia típico no Japão.



20º - Transformers: Revenge of the Fallen (2009) - $832,076,689
Chegamos na vigésima posição e eis a primeira surpresa, um filme deste ano. Sim é a continuação de Transformers que conseguiu arrecadação boa o suficiente para entrar no Top 20 mesmo o filme sendo bem inferior. Eu sou uma pessoa que gosta de Transformers e até gostei do que Michael Bay fez com o primeiro, mas achei esse segundo poluído visualmente, achei que as cenas de ação poderiam ter saído mais parecidas com o primeiro, na verdade o filme todo devia ter sido mais parecido com o primeiro, teria agradado bem mais. Acho que foi meio que a decepção do ano porque todo mundo que era fã esperava uma continuação em alta e não uma decadência. Bem, mas mesmo um filme ruim de Transformers ainda conta com a Megan Fox como Mikaela Banes pra salvar o dia, ao menos isso.



19º - Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith (2005) - $848,462,555
O que pode ser infinitamente melhor que uma história que cria um universo todo e personagens carismáticos? Um vilão fodástico e a história de surgimento desse vilão. É justamente do que se trata o episódio III, o surgimento do Darth Vader o vilão mais macho da história. Se for preciso ensinar uma lição ao filho, ele vai ensinar. Vale ressaltar que ele virou vilão por causa tanto de amor quanto de ódio. Hoje em dia o vilão ser parente do herói é um clichê sem precedentes que tira metade da graça de um filme, com Star Wars foi diferente, acho que porque foi uma das primeiras vezes (senão a primeira) que isso aconteceu. Vocês tem idéia do quanto é dramático o cara se tornar meio-humano, meio-máquina para os propósitos obscuros dele lá?



18º - The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001) - $860,700,000
E aqui começamos a falar de uma coisa que também rendeu bastante dinheiro. Senhor dos Anéis. Sim, só temos que agradecer por Peter Jackson ter encarado essa bronca e conseguir fazer uma das melhores adaptações para o cinema de uma história que não é fácil. Longa, rebuscada e altamente épica, sim esse é seu detalhe mais importante. Acho que esse filme devia estar algumas posições acima, mas pelo visto SdA tem um público muito seleto e o que as massas gostam é de outra coisa e não mundos de fantasia e ficção. Adicionalmente acho o Elijah Wood uma escolha ruim para Frodo, mas não tira o brilhantismo da Sociedade do Anel ou de qualquer um dos outros filmes.



17º - Finding Nemo (2003) - $865,000,000
E aqui mais uma das brilhantes obras de animação do cinema. A Pixar com certeza acertou a mão pra fazer Encontrando Nemo também. Assim como Shrek, Encontrando Nemo tem um roteiro inteligente, personagens carismáticos, não é filme pra retardado. Não, pra fazer filme infantil não precisa que o filme seja adaptado a mentes inferiores, crianças não tem QI 50, não são amebas. Ellen DeGeneres a sapatinha faz a voz de Dory e William DaFoe o Duende Verde de Spiderman também se junta ao coro de vozes que dubla o filme.



16º - Harry Potter and the Chamber of Secrets (2002) - $866,300,000
E em décimo sexto o que temos? Mais um filme da franquia Harry Potter. Dessa vez o segundo que também corresponde ao segundo ano dos protagonistas, que aqui ainda eram jovens o suficiente para serem proibidos em diversos brinquedos num parque de diversões. Se você observar a diferença da Hermione nas duas fotos vai ver do que estou falando, se assistir os filmes vai ver que a diferença é gritante entre o 1 e o 2, e os que vem depois. Extremamente fraco, assim como a maioria de filmes de Harry Potter o são. Contudo, sua legião fiel e ensandecida de fãs jamais vai abandonar a saga por mais que os filmes sejam tão desagradáveis quanto cheirar sacos de bosta.



15º - Shrek 2 (2004) - $880,871,036
Shrek 2 segue a mesma receita de sucesso do primeiro Shrek sem se tornar repetitivo. Conseguiu adicionar elementos totalmente novos no seu enredo, sem fugir da idéia inicial e sem se prender ao primeiro filme. E nunca mais você vai esquecer a expressão: "Olhinhos do gato-de-botas do Shrek".



14º - Spider-Man 3 (2007) - $885,430,303
Este filme é tido como o pior dos filmes do Spiderman até agora e não deveria ter sido, pois esse filme é o que introduz o Venom. Tem idéia da importância? Mas enfim, fizeram EMO-Aranha, EMO-Parker. Digno de Harry Potter dando chiliques na escola num dos anos que Voldemort mais atormentou ele. Teve muito elemento novo nessa história, mas não foram bem utilizados. Roteiro ficou de regular para ruim e novamente a Mary Jane é um ponto negativo para o filme.



13º - Ice Age: Dawn of the Dinosaurs (2009) - $886,973,705
Aqui está uma animação que é sucesso de crítica e público, conta com a participação de diretor brasileiro (Carlos Saldanha), no primeiro filme de Era do Gelo chegaram a dizer que a idéia do Scratte era ruim e que os curtinhas dele perseguindo a noz não deviam ser colocados. Hoje ele é tido como um dos personagens mais queridos. Sim, Era do Gelo teve sua cota de desconfiança, antes de ser um grande título.



12º - Harry Potter and the Goblet of Fire (2005) - $892,194,397
Tido por muito como o melhor dos 4 livros, do filme que carrega o mesmo nome não se pode dizer o mesmo. O filme é o que já se espera dele "mais um filme de harry potter" e assim como os outros filme, esse chega até a ser melhor que os outros mas não é lá nenhuma grande obra cinematográfica também. O Harry já começa a demonstrar sinais de que está enrabichado pela Cho, a chinesinha tem seus aparecimentos relâmpagos no filme, tem um baile... Mas em contrapartida tem uma madame maxime muito mal adptada, que no livro é bela, mas no filme parece um traveco. O Voldemort volta com força total nesse filme, como podemos ver na imagem, entre essa imagem e uma da hermione postei essa, não achei a imagem dela com vestido formal então essa valia a troca.



11º - Jurassic Park (1993) - $919,700,000
Não é a toa que Steven Spielberg é considerado um dos caras mais geniais do cinema, quem em sã consciência teria idéia de fazer um filme sobre um zôo de dinossauros? A idéia nem parece boa quando mencionada em voz alta, mas o trabalho que o cidadão fez com esse filme foi de primeira. Aposto que quem viu nunca mais esquecerá a história de ficar parado para não ser percebido pelo T-Rex e o copo com a água trepidando. Falando nisso talvez você tenha tido um amigo NERD que ficou balançando um copo com água ou batendo numa mesa com o copo em cima, acreditando que tá fazendo o mesmo efeito. Não se preocupe, amigos estúpidos todo mundo tem algum. Opa, até agora estávamos falando da cifra de 800 milhões de dólares, mas com Jurassic Park o nível subiu, pois o filme lançou a arrecadação para a casa dos 900 milhões.



10º - The Lord of the Rings: The Two Towers (2002) - $921,600,000
Aqui mais um SdA, acho que não tenho o que comentar sobre ele, é a continuação da história e continua fantástica como deveria ser. Previsivelmente o 2º filme ainda conseguiu arrecadar mais que o primeiro.



9º - Star Wars: Episode I - The Phantom Menace (1999) - $922,379,000
Bem, o que posso falar sobre Star Wars Episódio I, simplesmente que era uma das continuações mais esperadas de todos os tempos. Depois da trilogia clássica foi o primeiro filme a ser lançado e todo mundo queria ver o universo de Star Wars feito em máquinas atuais com a possibilidade de efeitos bem melhores. O filme conta o começo de toda a história e isso é estranho, porque o primeiro filme da saga é o episódio IV e o quarto é o episódio I, mas esse jeito reverso de fazer as coisas apesar de tudo deu muito certo e vimos nossos heróis em roupagem nova, inclusive a Natalie Portman que fez muito bem seu papel e definitivamente fica mais bonita quando não está Careca, o que certamente suprime a beleza da moça.



8º - Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009) - $925,956,980
6º Filme da saga do jovem bruxo, ficou em 8º no ranking de bilheterias e parece certo que vivemos a era da liberdade, porque se alguma história tem uma legião de fãs, ela certamente consegue arrastá-la para o cinema, livrarias, etc... Garanto que seus pais ou meus pais iam bem menos ao cinema que nós. E muito menos gente da geração anterior ia. Ou seja, por isso agora é possível para o cinema alcançar essas cifras. Mas enfim o 6º filme mesmo sendo um dos mais tristes e com a perda de um dos personagens mais importantes para a série, conseguiu sim manter o público fiel para conferir na telona. A imagem, uma de minhas cenas preferidas, a marca negra sobre a torre do castelo onde houve a morte. Harry dá um beijo na Gina neste filme. Contudo o filme é extremamente mal-adaptado e bastante diferente do livro e tudo indica que o 7º também será. Este é praticamente Harry Potter Malhação, só faltou o Gigabyte.



7º - Harry Potter and the Order of the Phoenix (2007) - $937,000,866
5º filme da série, é onde o Harry Potter está mais revoltadinho (uma coisa que certamente faz o personagem parecer mais gay do que já aparenta), ele também dá seu primeiro beijo nesse filme e talvez isso tenha sido a causa de tanto alvoroço para os cinemas. Sim, o primeiro beijo de Harry é com a bruxa chinesa Cho Chang, o beijo cinematograficamente falando é rápido e sem graça (bem, supostamente eles são adolescentes, não podiam dar o maior sarro ali e bem na escola. Enfim, eles até tem que estudar secretamente. Meu Deus, que mundo é esse em que vivemos agora em que os estudantes tem que estudar secretamente? Na minha época se namorava secretamente, fugia secretamente para jogar vídeo-game, se fumava secretamente e coisas desse tipo, mas os estudos eram incentivados, não era preciso esconder que queria estudar. Bem, sendo através destes estudos ou não, o filme mostra uma vergonha que é bruxos das trevas experientes com magias muito mais traiçoeiras e poderosas serem derrotados por pivetes com magias de escola bem lesas. A história peca nesse sentido, mas o livro também é assim, então a culpa é da autora e não da adaptação.



6º - Pirates of the Caribbean: At World's End (2007) - $958,404,152
É o terceiro filme da franquia piratas do caribe e na minha opinião perdeu muito dos elementos que faziam dele um sucesso nos dos primeiros. Mas sempre é engraçado ver Johnny Depp e companhia aprontando todas em um navio pirata! (minha nossa, falei igual ao narrador da sessão da tarde).



5º - Harry Potter and the Sorcerer's Stone (2001) - $968,657,891
Um dos piores filmes da série, atores totalmente inexperientes, acho que um toco pegando fogo conseguia interpretar melhor que o Radcliff, aliás, esquece o fogo, só o toco sem mais nada consegue. Ele tem toda a expressão corporal de uma parede, seja lá que sentimentos o personagem esteja sentindo. Mas enfim, foi o primeiro filme, e o que deu mais dinheiro, a J.K. Rowling tá satisfeita então acho que ela até paga alguém para mandar os fãs reclamões irem à merda.



4º - The Dark Knight (2008) - $1,001,921,825
Esse com certeza é um dos filmes do Batman que mais foi reverenciado e ainda teve toda a polêmica com o Heather Ledger que apesar de ter feito a besteira de tirar a própria vida, conseguiu fazer o melhor coringa de todos os tempos (Perdão jack nicholson, mas é verdade) todos os prêmios póstumos que ele ganhou foram merecidos. O Batman ficou com a voz mais estranha de todos os batman também, mas pelo menos a armadura não tinha mamilos, o que já é um grande avanço, maldita Warner Bros que não percebeu esse erro da natureza e maldito George Clooney que aceitou vestir uma armadura de mamilos e não falou nada. Mas enfim, o cavaleiro das trevas conseguiu angariar mais 1 dígito para os recordes de bilheteria, o filme era tão esperado que superou a casa de um bilhão de dólares. Ou seja, da quarta posição em diante não estaremos mais falando de brincadeira de criança, aqui a brincadeira é de gente grande.



3º - Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest (2006) - $1,060,332,628
Eis que Piratas do caribe com seu segundo filme, possivelmente o auge, ocupa o bronze deste pódium. Não é um filme ruim, quando Dave Jones atua em um filme com uma tripulação morta-viva e isto é o foco da história, há boas chances dele ser um bom filme assim como esse é.



2º - The Lord of the Rings: The Return of the King (2003) - $1,129,219,252
O desfecho da saga do anel, sim, um filme tão perfeito e que ganhou 11 Oscars não poderia ficar atrás, contudo eu sou da opinião que ele deveria ter estado em primeiríssimo. Só que parto do princípio que mencionei antes, isso aqui não é o que as massas populacionais querem ver. Não filmes de fantasia e ficção, esses ficam para os fãs. Por sorte, Senhor dos Anéis conseguiu arrastar imensas legiões de fãs e pelo menos defende a prata desse ranking.



1º - Titanic (1997) - $1,835,300,000
Agora sim, tudo aquilo que o povo quer ver no cinema é um caso sórdido de amor entre uma dama e um vagabundo num navio que está afundando. Quer algo mais dramático?
Não me entendam mal, não estou criticando, até acho que o sr. James Cameron fez um ótimo trabalho com elenco, roteiro, efeitos. O filme ganhou 11 Oscars também, então devo supor que é merecida toda essa sua popularidade. Enfim, sigam os ratos, eles sabem o que fazem.

Menções Honrosas
27.The Lion King (1994) - $783,400,000: o rei leão certamente merece uma menção pois desde que esse clássico da disney (seja ele roubado ou não de Osamu Tezuka) passou pela primeira vez na telona, ele se manteve entre os 30 de maior bilheria, atualmente em 27º.
29.The Da Vinci Code (2006) - $757,236,138: apesar de todo mundo falar que as histórias de Dan Brown são todas a mesma coisa e repetitivas, me lembro quando os cinemas deixaram várias salas só para esse filme, permanece no top 30 com arrecadação razoável.
30.E.T.: The Extra-Terrestrial (1982) - $756,700,000: aqui um outro sucesso de Spielberg, não tão bem emplacado quanto Jurassic Park, mas ainda sim muito bom. Legal que nesse filme os moleques jogam RPG.
35.Transformers (2007) - $700,759,914: com certeza a galera que bancou esse transformers 1 foi que jogou a bilheteria do 2 lá pra cima achando que ia ser algo que preste, Ledo Engano.
36.Forrest Gump (1994) - $679,400,000: olha, legal ver que um filme de 15 anos ocupa esta posição. Esse é um filme bem legal, tem conteúdo.
38.New Moon (2009) - $658,520,062: que me perdoem os twilightianos, mas eu não engulo essa saga crepúsculo. E pensar que engordei a arrecadação do primeiro filme, aí abri os olhos para o que era. Fico triste que o melhor que tenham alcançado seja essa 38ª posição, deveria ter sido menos, roubou o lugar de vários filmes que podiam ter arrecadado mais. Enfim, o primeiro filme da saga teve um resultado sofrível como podem ver.
154.Twilight (2008/I) - $351,449,475

52.Men in Black (1997) - $587,200,000: MIB é o que eu chamaria de um filme descolado, não ficou entre os 50 primeiros por pouco, mas é bem bacana.
55.Iron Man (2008) - $571,827,600: esse filme tinha tudo para quebrar os recordes de bilheteria do homem aranha, acho que não o fez porque o Iron-Man é um herói mais desconhecido, influencia muito.
61.Home Alone (1990) - $533,800,000: esqueceram de mim, um filme que praticamente faz comédia ao estilo trapalhões de dedé, mussum, didi e zacarias. Ficou em 61, surpreendente.
189.Inglourious Basterds (2009) - $318,823,073: filme mais recente do tarantino, não ficou entre os 100 primeiros apesar do roteiro elogiadíssimo.
240.Avatar (2009) - $274,997,762: aqui a nova aventura do James Cameron, que com certeza não vai superar Titanic (mundo de fantasia, lembra?). Por enquanto não está nem no Top200.
315.Artificial Intelligence: AI (2001) - $230,000,000: aqui um filme que juntamente com o de baixo, passa uma mensagem muito bacana, acho que mais gente devia ter ido ver no cinema.
317.La vita è bella (1997) - $228,900,000
357.Public Enemies (2009) - $210,430,725: aqui é a nova aposta do Johnny Depp, não foi tão rentável quanto algum dos Piratas do Caribe, mas é um filmão diga-se de passagem.
386.District 9 (2009) - $200,146,235: esse aqui é a aposta do Peter Jackson, não vi, mas para quase sair do Top400, com certeza não teve a mesma classe de um Senhor dos Anéis.

Enfim, por hoje é só. Bem como eu disse e vocês devem ter percebido, eu não quis fazer top 10 para que não fosse tão repetitivo: Senhor dos Anéis, Harry Potter e Piratas do Caribe apenas.
Esta postagem é do natal de 2009, mas vocês podem conferir esse ranking sempre que quiserem por: IMDb - All-Time Worldwide Box Office

Você leitor com certeza ajudou algum desses ou vários a arrecadarem essa grana, fique feliz por fazer do seu filme preferido um sucesso. =D

Um comentário:

  1. Avatar já ocupa a 3ª posição.

    http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100103/entretenimento/eua_cinema

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails