RSS2.0

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Modernidades



Hoje a informação corre o mundo em um clique. Muita coisa foi transformada: walkmans viraram mp4, vídeos-cassete viraram DVDs, entre outras maravilhas da vida moderna nas quais eu levaria mais tempo do que quero, para falar de todas. Enfim, o cara de 30 anos hoje vê o mundo ao seu redor bastante transformado se comparado à época em que ele era um pirralho remelento.

E quando falamos de tecnologia web, isso não muda, muita coisa evoluiu e a chamada computação nas nuvens (cloud computing) quer permitir que nós, pobres mortais, tenhamos toda a baboseira que queremos guardar, em qualquer lugar do mundo, em qualquer computador ligado à rede mundial de computadores. Isso tem suas vantagens e desvantagens, mas vou me ater ao que ela traz de bom.



Primeiro, o que são essas novidades na web que você fala, tio? Bem, eu vou lhes falar de um tempo onde não havia toda essa quantidade de conteúdo acumulado na web, era uma página aqui e outra ali, mantida por universidades ou servidores de determinados provedores. Era texto e imagem, mas não do jeito como conhecemos hoje, e flash é uma coisa que os "webmasters" nem sonhavam.
Mas eis que estamos jogados numa época onde ninguém vive sem o bom e velho Youtube ou sem ficar informado através do Twitter. Tem gente que ainda pasma com o fato das pessoas procurarem se informar mais com o twitter do que com jornais ou sites de notícias. Mas é uma ferramenta muito dinâmica para informar e com certeza esse é um hábito cada vez mais crescente, procurar novidades no twitter. Se um assunto é trending topic, vale uma busca na web.

Certo, são sites atuais, mas o que faz deles uma ferramenta web 2.0? Bem, vamos olhar para o Youtube, ele armazena seus vídeos, armazena seus favoritos, ainda funciona como uma espécie de rede social porque dá para se inscrever nos canais e adicionar amigos via Youtube mesmo. Ou seja, ele tem todas as características web 2.0 de rede social à cloud computing, onde você fizer logon, você tem tudo isso disponível e à mão de novo.



Pra quem já nasceu numa época onde todas essas facilidades estão disponíveis, pode ser difícil imaginar uma net onde não se tinha nada pra fazer, na verdade tinha, mas era bem menos coisas e pra você colocar as coisas na web tinha de entender pelo menos um pouco de HTML e mais uns procedimentos. Hoje em dia é só criar a conta e tudo está pronto para upar, armazenar, encurtar, editar, etc...

Se você quisesse um site com suas fotos, não havia picasa, fotolog ou flickr lhe esperando. Você tinha que fazer o site: design e tudo mais, deixar ele organizado para poder ter algo apresentável. E não me entendam mal, pois não estou criticando, essas coisas só vieram trazer facilidades e eu não gostaria que as coisas fossem como eram antigamente (em relação à web). Estou feliz com a versatilidade de aplicações (até as inúteis) que aparecem na rede todos os dias. Em uma boa porcentagem dos casos, projetos de alunos de ciências da computação, no restante, são grandes empresas agindo.



Quero mencionar o Last.fm porque ele é um ótimo exemplo de uma coisa que quero mencionar. O Last.fm nada mais é do que um site que cria perfis de usuário e armazena suas preferências musicais assim como tem um vasto banco de dados de artistas e músicas para montar a biblioteca de seus clientes. Também faz uso do youtube, que já armazena vídeos dos artistas que ele precisa, e isso mostra que a combinação de duas ferramentas da web 2.0 é muito poderosa, pois gera conteúdo sem duplicação, só é preciso fazer a integração. Bem, no Last.fm tem usuários idiotas que fazem conta só para ter conta em mais um site que é modinha, mas tem usuários que usam para divulgar artistas, compartilhar gostos musicais, fazer divulgação de eventos e festivais de músicas, etc... Mas usuário inteligente e usuário porco vai ter em todo lugar, isso é um fato e não merece atenção para esse post, talvez um outro.



Eu ainda quero citar uma listinha de ferramentas que podem facilitar ou complicar a sua vida dependendo do uso que você dá a elas:

  1. Gmail: um dos melhores emails da atualidade.
  2. Orkut: a rede social mais popular no Brasil.
  3. Twitter: microblog de envio de mensagens até 140 caracteres que se tornou sensação por seu dinamismo.
  4. Fotolog: site de armazenamento de fotos, uma espécie de rede social também pois conta com listas de amigos e favoritos.
  5. Youtube: site mais utilizado para armazenamento de vídeos, tem características de rede social também.
  6. DeviantART: voltado para artistas que desejam exibirem seus trabalhos na web, traz facilidades para esse tipo de usuário.
  7. Photobucket: é um prático armazenador de imagens na web, útil para quem tem site ou deseja exibir coleções de imagens.
  8. Wikipédia: tem como objetivo ser a maior enciclopédia feita com a ajuda de todos e o objetivo de transmitir o conhecimento a quantos o queiram. Eu acho que esse projeto já executa esse trabalho de forma louvável, mas se grandes empresas investissem, eles conseguiriam fazer de forma ainda melhor.
  9. Desciclopédia: faz o trabalho reverso da wikipédia, desinformar! hahahaha... Na verdade eles informam, mas de forma politicamente incorreta e de forma irreverente.
  10. Livemocha: ótima ferramenta de compartilhamento de conhecimento, usada para aprender novos idiomas.
  11. Last.fm: rede social para compartilhamento de preferências musicais.
  12. Blogger: o próprio blogger, que permite que você mantenha seu conteúdo intelectual disponível para os outros acessarem e discutirem.
  13. Skoob: espécie de rede social para compartilhamento de preferências literárias.
  14. Formspring.me: ele me lembra uma espécie de talkshow onde o entrevistado é você!
  15. InvisionFree: permite a criação de fóruns web gratuitamente. Recomendado!
  16. Google Wave: que apesar de ainda enfrentar alguns problemas, tem um grande potencial por causa da versatilidade que podemos dar a ele.
  17. Mercado Livre: ótimo site para compra e venda, com a adição do mercado pago, só fez garantir ainda mais segurança nas transações que fazia.
  18. IMDb: é o site que agrupou mais informações sobre cinema e TV de toda a internet.
  19. 4shared: não é o único, mas é um dos melhores armazenadores de arquivos da web. Seus rivais rapidshare, megaupload e todos os outros fazem um bom serviço, embora no modo gratuito eles consigam ser
  20. Facebook: outra rede social que vem se tornando bastante popular por sua quantidade de aplicativos. Muitos desenvolvedores só se dedicam ao facebook e muitos usuários só o usam por conta destes.
  21. Google Acounts: as ferramentas do google em geral google docs, google agenda, google reader, etc... todos servem ao propósito de satisfazer alguma necessidade do usuário. E como o google é uma das maiores empresas mundiais de cloud computing, tudo isso é feito nos servidores do google e sem nenhum gasto para o usuário.
  22. MeAdiciona: é uma espécie de agenda que guarda os links para todas as outras ferramentas. Muito útil.


Bem ainda poderíamos mencionar o MySpace, LinkedIn e inúmeras outras redes sociais como ferramentas web 2.0, já com os RPGs Online e MSN e outros mensageiros instantâneos achei que seria forçar a barra demais. Contudo eu quis deixar uma coisa por último, uma até bem interessante. Vimos que todas essas ferramentas atendem ao fato de armazenar conteúdo de interesse dos usuários, relacionar esses usuários ou ambos.



Pois bem, o Instapaper é uma recente ferramenta da web 2.0 que se propõe a fazer uma coisa bem simples, mas bem útil, guardar os links para que você veja depois. Para os monstros urbanos que vivem numa correria desgraçada, abrem o link e não terminam de ver o conteúdo, seja por impaciência, falta de tempo ou quaisquer outras razões, já é possível em um clique salvar isso para acompanhar mais tarde. Eu já cheguei ao cúmulo de ter vários arquivos com links anotados para mais tarde, com essa proposta do Instapaper, eu consigo agrupar tudo num lugar só. Prático, rápido, centralizado e na web. Não tenho nenhuma reclamação do serviço.

Não sei o quanto deu para instruir, mas espero ter acrescentado algo ao conhecimento de vocês. É um post sobre web 2.0, suas ferramentas (incluindo uma breve lista com algumas poucas) em específico o Instapaper, uma que se mostrou bem útil e legal, apesar de simples. Mas é de pequenas idéias que vem a solução de grandes problemas.

"Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails