RSS2.0

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mundo Perigoso



Quando se vai ao exterior, conhecer os hábitos locais à mesa é tão essencial como ter um passaporte. Gestos do nosso dia-a-dia podem parecer estranhos e até grosseiros em alguns lugares, como veremos a seguir. Na lista constam 15 países dos quais você precisa conhecer alguns hábitos para não dar vexame.



Hungria


"Nunca faça tintim com as taças ao brindar a alguém. Quando as tropas russas e austríacas invadiram Budapeste, era exatamente essa saudação que elas faziam antes de fuzilar alegremente algum patriota húngaro."

Bem, costume é costume e não há o que discutir, mas mesmo assim, se formos considerar essa situação, o mundo inteiro comemora a morte dos húngaros. Todo mundo já comemorou a morte de um húngaro. Virada de ano pra eles deve ser uma coisa terrível.



Itália


"Levar uma garrafa de vinho a um jantar para o qual você foi convidado é considerado um insulto à generosidade dos anfitriões. Quando se sentar à mesa, não espere todos serem servidos para começar a comer. Para eles, falta de consideração nesse caso é deixar esfriar a massa."

Hahahahaha, a Itália sempre me surpreende, uma terra de fartura e obesidade. E não é com essa "educação" americana que você vai se sair bem por lá. Eu não ofenderia anfitriões italianos, em primeiro por causa da fama de mafiosos, em segundo porque eu quero é comer muito, comer antes e comer bem. Então o que os italianos consideram na etiqueta, é perfeito para mim! E para mais um monte de gente também, creio eu.



Rússia


"Tome de uma vez todo o conteúdo do seu copo de vodca quando o anfitrião propuser um brinde. Todos vão achar muito esquisito se você ficar dando golinhos pequenininhos. Resista à tentação de colocar cebola ou ovos picados sobre o caviar. Se eles já estavam achando você esquisito, vão expulsá-lo da mesa por esse gesto bárbaro."

Russo as vezes me lembram muito os vikings, então se for até a mãe Rússia, procure se comportar como viking. Adicionalmente, é o único povo que come caviar sem muita frescura. Ah Zangief não era um gigante bruto e idiota a toa, ele tinha o estilo russo. Na foto, a lendária Russian Bear, que dizem ter o mesmo efeito de uma patada de urso adulto na altura do estômago. Vocês tem que concordar que dá uma certa curiosidade de beber quando se ouve uma descrição dessas.



Japão


"O sushi deve ser colocado inteiro na boca e jamais comido em mordidas. Também é proibido passar comida com os pauzinhos para seu vizinho de mesa. Isso porque nos funerais budistas tais pauzinhos são usados para passar os ossos cremados do falecido para os membros da família. Certamente vão lembrar da vovó recém-falecida quando virem a sua falta de modos."

Na verdade eu já tinha falado um pouco sobre a etiqueta no Japão em outra ocasião. Contudo somem-se ambas as dicas para obter sucesso num país de tradições tão peculiares. Mas lembrar da vovó porque passou comida é tenso.



Egito


"Encha a xícara de chá até que ela transborde no pires. Você vai fazer sucesso. É um gesto finíssimo."

OK, egípcios certamente são um povo que gosta de desperdício. Me pergunto se nas épocas de menos fartura ou entre as famílias miseráveis (sim, porque pobre é como mosca, tem em todo lugar) eles também mantém esse costume.



Jamaica


"Não deixe de ir a um restaurante rastafári, mas não pague o mico de pedir carne ou peixe. No menu, só pratos vegetarianos. Para beber, água mineral. Não há cerveja nem destilados."

E com essa curiosidade sobre a Jamaica eles só provaram mais uma vez que apenas estão interessados no verde da natureza acima de tudo.



Turquia


"Nada de colocar o guardanapo sobre a perna. A etiqueta turca exige que ele fique metade sobre a mesa e metade dependurado. Use a mão direita para se servir da comida e limpe-a no guardanapo em seguida."

Os turcos parecem querer que seus convidados dêem uma de equilibrista. Sério, há boas chances desse guardanapo não ficar quieto do jeito como eles mandam arrumar e ainda mais quando não se tem o costume de mantê-lo assim. Ou eles podem querer fazer isso para que o guardanapo dobrado pela metade em cima do colo fique parecendo uma tanga. Bem, não se questiona um povo que troca mulheres por camelos, estou certo?



Inglaterra


"Gorjetas são malvistas nos pubs ingleses. Estranho? Então escute esta: se você for jantar na casa de alguém e servirem vinho do porto, passe a garrafa para o conviva à sua esquerda, que a passará também à esquerda até voltar para o anfitrião. Por quê? Ora, porque era assim que se fazia na Real Marinha de Sua Majestade."

Ora vejam só, garanto que nenhum turista vai se incomodar de não dar gorjeta em bares ingleses. E sim, eles tem um sentimento exagerado com relação à sua rainha e às pessoas e coisas em volta dela. As palavras bitolado e alienado me vem em mente, mas nada em específico. Mas a inglaterra nos deu: Cammy White, The Who, The White Stripes, então temos de perdoá-los por serem transtornados e metodistas.



Noruega


"Jamais leve flores brancas em atenção à dona da casa que o convidou para um jantar. Lá, elas só fazem sucesso nos velórios e enterros."

A boa e velha noruega, eles com certeza sabem como restringir ainda mais o pouco cavalheirismo que resta na humanidade. Mas enfim eu não questiono um povo que descende dos vikings... WAAAARGH!!!



Marrocos


"Repare se a mesa está coberta com um plástico... se estiver, os locais esperam que você deposite ossos e outros restos não comestíveis da sua refeição diretamente sobre a mesa e não no cantinho do seu prato. Se surgir uma cafta à sua frente, coloque o espeto entre os dentes do garfo e deslize-o para cima. A carne ficará no seu prato."

Pow, esse plástico deles economiza um belo de um trabalho tentando esconder essas coisas e ser discreto. Se é pra colocar em cima da mesa, não precisa de todo esse cuidado. E os africanos provam como são mais avançados em vários aspectos. Muito bom não ter besteira com esse tipo de coisa, é o que se chama de Praticidade. Uns povos tem, outros não. Para maiores dúvidas sobre cafta, fazer pesquisa no google web.



Israel


"Em um restaurante especializado em carnes kosher (em que a cozinha segue tradições religiosas), jamais peça qualquer derivado de leite, nem mesmo chantili para os morangos. Em um restaurante kosher especializado em laticínios, não perca tempo procurando carne no cardápio."

Bem, eu acho que não perderia meu tempo é indo em Israel. Muito geniosos, também é uma terra de muitos conflitos e ainda não tenho o fator de cura do Wolverine pra ficar peitando um lugar que está em guerra diária.



Tailândia


"Apesar dos olhinhos também serem puxados por lá, os tailandeses não comem com pauzinhos. Você terá de usar a colher na sua mão direita e o garfo na esquerda. Com o garfo, empurre a comida para dentro da colher."

Bem, não podemos dizer que é a coisa mais fácil do mundo, mas também não é a mais difícil. Inclusive podemos ir tentando aqui no ocidente essa prática, embora as pessoas possam te olhar como quem vê um orangotango com as tripas de fora. Mas se você ignorar a repulsa inicial, tudo certo.



Suíça


"Não seja motivo de chacota, nunca deixe a ponta do garfo atravessar o pedacinho de pão que você vai mergulhar no fondue. Isso para eles é simplesmente ridículo."

Bem, não poderíamos esperar de um país que é um paraíso fiscal nada menos do que FRESCURAS. Mas enfim, esse fondue não é meu, esse dinheiro também não, mas pode mandar para minha conta na Suíça.



Alemanha


"Cruzar o garfo e a faca sobre seu prato significa que você ainda não acabou de comer."

É um costume estranho, deveria indicar justamente o contrário. Para mim, um 'X' é uma indicação de proibição, não ultrapasse, não faça. Não tentarei entender a cabeça dos alemães, eles são em geral grandes, louros e fortes; eu sou baixinho, moreno e fraco. OBS.: vale ressaltar que o Dolph Lundgren não é alemão, mas exprime muito bem a idéia que tentei passar.



China


"Não deixe os pauzinhos usados para pegar alimentos cruzados no seu prato ou sobre a mesa. Este é o símbolo da morte. Os chineses também acreditam que raspar o fundo da tigela de arroz branco com os pauzinhos para aproveitar as últimas migalhas fará com que você e todos seus descendentes sejam pobres para sempre."

Dois comentários: o primeiro é que tenho certeza que ninguém gosta de encontrar o ceifador sinistro logo após a refeição, é melhor pelo menos digerir antes. Então não cruze os hashis (ou seja lá que nome dêem na China).
Segundo, não deixa de me passar pela cabeça que assim como o dia dos namorados foi inventado para vender chocolate e o natal foi inventado para vender presentes, os donos de restaurante chineses parecem ter inventado essa segunda superstição como sendo um bom jeito de manter as sobras dos fregueses nos pratos para reaproveitá-las. Ou pode ser só uma outra tradição qualquer, eu não questiono os chineses, não sou chinês!

Uma outra solução para não correr riscos de passar vergonha é: não viajar pelo mundo, fique em seu próprio país, mas devo advertí-lo que isso pode te tornar uma pessoa limitada.

Bem, eu fico por aqui. Não tenho ainda data fixa de atualização do blog como por exemplo "todo final de semana" ou "toda quarta-feira", mas devo aparecer em breve. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails