RSS2.0

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Futebol (Estréia da Seleção)



Não fiz nenhum post durante a copa, sempre acabava esquecendo e não tendo tempo, também por ser meu último semestre na universidade, mas vou aproveitar agora que mudou tudo na seleção para fazer uns comentários.



A copa foi terrível, o Brasil não passou da Holanda e deixou quase 200 milhões de orfãos no país. A CBF querendo mostrar serviço mudou o técnico da casa e exigiu que houvesse renovação, sim disseram que teria de renovar tudo. Primeiro chamaram Muricy Ramalho, que na verdade eu achava a melhor escolha para o cargo, já fez um trabalho muito bom em vários clubes (principalmente o São Paulo, que depois foi ingrato e cuspiu no prato que o levou a ser campeão de várias coisas). Contudo, Muricy recusou porque ele tinha mais o que fazer, então a CBF não pôde obrigá-lo (o futebol ainda é uma ditadura discreta) e teve que chamar outro. A outra escolha é razoavelmente boa também, o Mano Menezes (sem piadas sobre ele ser mano do HIP-HOP).

E quando Mano entrou no comando, ele realmente tomou essa atitude e fez uma nova escalação, convocando o pessoal dessa lista aqui (clique na imagem para ampliar):



A maior parte das caras antigas vazaram e praticamente só tinha figurinha nova. A começar pelo Gol, com o grande da Silva que se mostrou uma revelação no campeonato brasileiro como o melhor goleiro abaixo dos 25 anos. Formando a zaga e as laterais: Ferreira (LE), Vincento (ZG), Paco (ZG) e Cícero (LD), todos jogando no futebol brasileiro assim como o resto da seleção. Os dois meias que ocuparam essa posição no Brasil foram Roca e Santos sendo o Roca o melhor meia esquerdo de 2008 e 2009, escolhido como melhor na posição por 2 anos consecutivos e tendo treinado várias jogadas ensaiadas, se tornou o cobrador oficial de faltas e escanteios da seleção. Na frente o melhor ataque do Brasil de 10 anos pra cá, Pardilla, Beranco, Gomez e Allejo. Allejo fez dois gols na partida de ontem e promete ser a revelação com a camisa 7 do Brasil. Beranco foi a decepção, que jogou de forma bruta e cometeu bastante faltas para um amistoso, mas que apesar disso não tirou o brilhantismo da participação. E o Brasil agora tem sorte por estar com uma seleção de base jovem, sem nenhum jogador naturalizado como pudemos ver. Não incluí os reservas porque achei desnecessário.

Na montagem tática dessa escalação podemos ver que o Brasil joga num 4-2-4, formação bastante ofensiva, e que dá a impressão de um símbolo infinito em campo, o que nos leva a crer que o técnico Mano é supersticioso e quer infinitos gols. Vamos torcer para que seja assim e que com todos esses laterais o Brasil possa fazer suas jogadas pelo ladinho.

Bem, foi só o primeiro amistoso dessa seleção que promete, vem aí copa américa, copa das confederações, olimpíadas, vamos ver como a seleção de Mano, com a força e a juventude de Allejo se sai nessas competições.


Allejo no 2º gol do jogo de ontem


A quem interessar possa, aqui está a escalção dos Estados Unidos que jogou contra o Brasil ontem, vale ressaltar que é um time mais experiente, é o time que foi pra copa e tudo. Junto também a respectiva formação tática.

Um comentário:

  1. Teve um hiato de Maio a Agosto, mas agora vou tentar ser mais frequente! =D

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails