RSS2.0

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Formatura



É fato que todo mundo deseja se formar: primeiro grau, segundo grau, ensino superior, curso de informática da esquina; o que quer que seja, as pessoas tem como objetivo terminar e se formarem depois que adquiriram algum conhecimento. Sim, isso tudo é verdade e seria como nos filmes:



Todo mundo jogando o chapéu pra cima, felicidade, gente descontraída. E de fato tudo poderia ser assim, não fosse o balde de água fria que vem depois. Vamos tomar como exemplo os cursos superiores, porque são mais longos, mais complicados e aqueles que mais se tem ânsia de terminar. Um curso superior trata você da pior maneira possível: te deixam preso de 3 a 6 anos numa universidade/faculdade; consomem sua vida social (parcialmente ou inteiramente); sugam energias; te deixam com fome; no final das contas, o cidadão vai estar tão desgastado, que nos últimos períodos o único pensamento em mente é o de sair o mais rápido possível.
Aquele ditado bem que se aplica: "Universidade é como casamento, quem tá fora quer entrar e quem tá dentro quer sair!"
Pois bem, depois de digamos 5 anos ralando em sala de aula, tendo que entregar projetos impossíveis, apresentar seminários muitas vezes sem tempo para preparar visto que as coisas se acumulam, ter que encarar professores mais cavernosos que o Hulk com raiva ou o Wolverine de mau-humor, dormir em aula, ter finais de semanas tomado por estudos, fazer provas sem saber o assunto,



mesmo depois disso tudo, no final o cidadão encontra ainda um obstáculo que é a Monografia ou o Estágio. Sim, mas os professores certamente acham que você só cursa a disciplina deles, e que deve ser vagabundo e ter tempo para fazer as coisas, pois mesmo assim cobram coisas que exigem tanto que se você não fizesse mais nada além da disciplina dele, talvez ainda não terminasse a tempo, ou pedem trabalhos para toda aula. Quando isso se soma à uma monografia ou defesa de estágio, que são trabalhos enormes, talvez melhor fosse tentar tomar o lugar do Hércules e ir fazer os 12 trabalhos dele do que fazer a pesquisa para certas monografias.

Sim, consciência é uma coisa que ficou para poucos, e professor é uma raça que não demonstra muito dessa qualidade, excetuando-se uns poucos, uma minoria que são as raras exceções à regra e sabem que se não aliviarem para o aluno, realmente aí ele não conclui nada.

Mas enfim depois de superado tudo isso, o cidadão vem com o sorriso no rosto:



O sorriso dos vencedores, porque disciplinas, monografia e todo o resto ficaram para trás, agora você vai ter um caminho de liberdade pela frente. Quando você está na festa de formatura ou mesmo na colação de grau você diz "Ufa! Finalmente estou formado."
Sim, com certeza isso é verdade e não deixaria de ser uma vez que você terminou, mas aí é que você se dá conta, que deixou de ser estudante e passou para outra classe desempregado.
Sim meus caros, a etapa que começa depois é a procura de emprego, salvo nos casos em que a criatura tem um pai, tio, avó, papagaio com empresa e que está disposto a ceder uma vaguinha para parentes ou então quando o cidadão vai encarar uma pós-graduação e continuar estudando antes de procurar trabalho. Mas em geral as pessoas saem à procura de trabalho, e essa é uma tarefa árdua. Currículos são entregues, caras feias são feitas para novatos, entrevistas decorrem (bem ou mal-sucedidas), muito suor é gasto e as vezes não dá em nada. Porque pode acontecer de encontrarmos emprego de primeira, mas cada vez tem mais gente e menos vagas ou os requisitos para se trabalhar são absurdamente altos ou ainda são trabalhos que querem explorar. Mas claro sempre dá para apelar para sub-empregos uma vez que não se tenha nada, claro que não é o ideal pra quem tem um curso superior nas costas, mas é uma possibilidade. Só que a frustração por 5 anos jogados no lixo, vão deixar você louco da vida.

Isso para os que procuram a iniciativa privada, mas eu ainda não podia deixar de falar dos famigerados concursos. Ah sim, esses malditos que vão lhe jogar de novo em um mundo de estudos do qual você queria sair e vão consumir sua vida novamente. Sim, porque se você não estudar feito um maníaco, para esses concursos, nada feito camarada! Isso acontece porque eles prometem mundos e fundos: bom salário (na maioria dos casos), estabilidade, jornada curta. Realmente cumprem esses benefícios que prometem, o duro é conseguir. Hoje em dia concurso virou uma mina de ouro, todo mundo tenta apelar para eles. Esse cidadão disse: Corrida por serviço público é mau negócio para o Brasil, e ele tem certa razão sob a ótica dos argumentos dele.



Pois bem senhoras e senhores, depois de: estudar, correr, se humilhar, perder eventos, você vai estar sem paciência, estressado, frustrado, abatido, cansado e possivelmente ainda desempregado. Então a dica que fica para todos é: depois da formatura o mundo não será um mar de rosas, é bem diferente disso, mais fácil ser um mar de espinhos. Contudo tem duas coisas que vão valer muito a pena no final de tudo:

  • Você sentir a emoção na hora da formatura;
  • Você ter a vantagem de ser graduado perante os mais ignóbeis que não conseguiram. =D


Boas Festas a todos!

Um comentário:

  1. É duro, mas se no fim (e aqui ponha um SE beeeem grande) a pessoa conseguir um emprego que satisfaça, pague bem e de preferencia seja estável, pelo menos no futuro -uns 15 anos, mais ou menos- vai poder relaxar mais e descansar e curtir a vida, mesmo que sem juventude.

    Agora a maioria que não consegue isso infelizmente vive sempre tenso com questões de subemprego/desqualificação/metas empresariais cada vez mais rígidas... =/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails